Infelizmente, a nossa cultura impõe o que é normal na nossa sociedade.
Acredito que se a pessoa não tem problemas mentais e é uma pessoa de bem, honesta, ela é normal, independente de crenças, religiões, estilo de vida, orientação sexual, raça, etc. mas a minha concepção não é igual a de todo mundo, por que, o ambiente onde vivemos, com quem andamos ou no que acreditamos que forma a nossa ideia de sociedade, e a nossa opinião sobre as coisas.
Se andarmos nus dentro de um shopping as pessoas vão te achar louco porque não é comum para elas ver esse tipo de coisa, mas, se andarmos nus numa sociedade nudista não haverá problema algum.
Tudo depende do que é comum para nós, o diferente nos assusta, porque é algo estranho, algo "anormal".
Aprendi a pensar sobre uma cultura diferente sem pensar na minha como superior, porque só assim conseguimos pensar de uma maneira correta sobre as coisas.
Cada cultura tem sua concepção do que é ser normal e, por isso, as pessoas acabam acreditando que uma pessoa tem que ser como as outras ao seu redor para ser normal, e ser diferente disso é ser anormal.
Muita gente vive querendo ser "normal" para esconder o que realmente é, por medo do que a sociedade vá pensar, ou medo de ser julgado por ela.
Ser normal não é pensar como todo mundo, ou ser como todo mundo, isso é burrice, normal é ser como você é, mesmo sendo diferente.
Não deixe de viver a sua vida, ou fazer o que você gosta por medo do que as outras pessoas vão pensar, ser diferente é normal, ser você é ser normal!
Dayane de Oliveira Pacheco