terça-feira, 27 de julho de 2010

Penélope, um exemplo de fidelidade


Andei lendo sobre mitologia grega e me interessei por uma história, a de Penélope e é sobre ela que escreverei hoje, para compartilhar uma história que não pode ser guardada, e sim compartilhada.
Na mitologia grega Penélope, a mais fiel de todas as mulheres é esposa de Ulisses,o mais astuto dos homens. Ulisses era rei de Ítala, e herdou o trono de Laerte, que em alguns contos é considerado seu pai e em outros diz-se que Sísifo é pai de Ulisses. Mas enfim, antes de casar-se com Penélope Ulisses pretendia se casar com Helena, por causa de sua beleza mas por causa do número de pretendentes da moça resolveu casar-se com Penélope, prima de Helena e filha da ninfa Peribéia e Icário.
Muitos reis disputavam a mão de Helena então para que não houvessem problemas Ulisses propôs um pacto de solidadiedade aos pretendentes. Fosse qual fosse a escolha de Helena seria respeitada e se houvesse problemas no casamento os pretendentes correriam em socorro. Helena escolheu o rei Menelau mas o casamento não durou muito pois Helena foi raptada por Páris. Por causa disso os ex-pretendentes entraram em uma guerra que ficaria conhecida como a guerra de Tróia. Ulisses foi com os pretendentes e na despedida Penélope jurou fidelidade ao marido e foi isso que aconteceu. Passou-se muito tempo e como pensavam que Ulisses teria morrido vieram muitos pretendentes almejando tomar o lugar de Ulisses e casar-se com Penélope. Penélope então disse aos pretendentes que escolheria um deles mas antes terminaria a mortalha para seu sogro Laerte. Todos os dias tecia e bordara e a noite demanchava o que tinha feito o dia todo. Foram muitos dias assim até que suas servas contaram a verdade a todos. Penélope então propõs que quem conseguisse usar o arco de Ulisses e passar a flecha por doze buracos de machados sem cabo seria o escolhido. Só um homem conseguiu a proeza e este era Ulisses disfarçado que põs todos os preten que tinha voltado da guerra depois de dez anos de ausência. Põs todos os pretendentes para fora do castelo e voltou a reinar ao lado de sua fiel esposa Penélope.

2 comentários:

  1. Dayane... Bom dia... São belos os teus pensamentos
    e as tuas palavras... Ulisses e Penélope... Romeu and Julieta em Verona... E até Maria Bonita e
    Lampião... Maria com um tiro só... De algumas
    palavras lindas... Fulminou o coração... De Lampião para sempre... Guardando-o dentro do seu
    coração... Linda você... Walter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada! Fico muito feliz em saber que minhas postagens alegram corações... Obrigada, obrigada!

      Excluir