quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

As bandas que todo indie precisa conhecer (e bem)

Nessas semanas de férias ando ouvindo muita música nova, e essa lista me animou bastante, fiquei apaixonada... Então, segue a lista do TOP 10 da repórter Cinthya Oliveira, que aponta as melhores bandas indie do momento. 

1. Transmissor

Uma das bandas mineiras com maior potencial para estourar em todo o Brasil. O segundo álbum do grupo, "Nacional", foi lançado ano passado e recebeu críticas calorosas, inclusive da revista Rolling Stone. Com som suave, fortemente influenciado pelo Clube da Esquina, o grupo foi formado em 2007 por dois remanescentes da banda Diesel (Udora): Thiago Corrêa e Leonardo Marques.





2. Violins


Quem vai a um show do Violins tem a impressão de estar de frente a um novo Los Hermanos, tamanha paixão dos fãs, que cantam todas as músicas a plenos pulmões. A banda foi criada em Goiânia em 2001, e já lançou cinco discos, sendo o último deles, "Direito de Ser Nada" (2011). A legião de devotos que a banda arrasta se deve ao forte conteúdo de suas letras – "para cortar os pulsos", como dizem por aí.






3. Lucas Santtana

Sobrinho de Tom Zé, ninguém sabe ser um tropicalista da contemporaneidade melhor do que Lucas Santtana. Um dos melhores compositores de sua geração, o músico baiano lançou este ano o sensacional disco "O Deus que Devasta Mas Também Cura", até o momento o melhor álbum do ano (vale lembrar que o segundo petardo de Tulipa Ruiz ainda não chegou às lojas). Esse download é imperdível: www.lucassanttana.com.br.

 


4. Apanhador Só

A banda mais encantadora do cenário musical da atualidade. O grupo gaúcho chama atenção pela delicadeza de suas letras (são poucos versos, mas muito significativos) e criatividade nos arranjos. A voz de Alexandre Kumpinski também é especial. O Apanhador Só tem um álbum homônimo, de 2010, e um "Acústico Sucateiro". Recentemente, lançou o EP "Paraquedas".

 



5. Macaco Bong

O trio de Cuiabá se destacou no circuito de festivais e mostrou a artistas e produtores que vale a pena investir num som instrumental. Seu primeiro álbum, "Artista Igual Pedreiro", foi eleito, pela revista Rolling Stone, o melhor disco do ano de 2008. Atualmente, o grupo, que agora conta com o mineiro Gabriel Murilo, prepara o novo álbum "This Is Rolê", que deve ser lançado em breve.

 


6. Graveola e o Lixo Polifônico

Coletivo de ótimos músicos de Belo Horizonte. Pelos ótimos três discos – sendo o mais recente "Eu Preciso de um Liquidificador" - fica claro como o grupo sabe unir as referências tropicalistas (em especial, Os Mutantes) com a linguagem da contemporaneidade. Destaque para a flautista Juliana Perdigão, que no ano passado lançou o elogiadíssimo "Álbum Desconhecido".

 


7. Garotas Suecas

A banda é sinônimo de diversão. Com um som que mistura Tim Maia com Roberto Carlos, o grupo paulista faz um som tão dançante que é impossível ficar parado em seus shows. Talvez por isso seja uma das bandas brasileiras mais bem recebidas no exterior. Seu único álbum, "Escaldante Banda", foi considerado um dos melhores de 2010 por quase toda imprensa especializada.



8. Eddie

Não dá para dizer que entende de rock nacional sem conhecer a banda Eddie. Embora não tenha tido o mesmo sucesso de Nação Zumbi, Mundo Livre SA e Otto, o grupo é uma das maiores referências do movimento Mangue Beat. Para quem não sabe, a turma liderada por Fábio Trummer é a criadora do sucesso "Quando a Maré Encher". Seu último disco é "Veraneio".

 


9. Felipe Cordeiro

Ele é o autor de um dos principais lançamentos do ano: “Kitsch Pop Cult”. Neste álbum, o músico paraense se vale dos principais sons de sua terra (carimbó, lambada, guitarrada) para fazer músicas que são bregas e sofisticadas ao mesmo tempo. As letras também são ótimas. Vale a pena ficar de olho em toda cena atual do Pará, que conta ainda com Aíla, Metaleiras da Amazônia e Lis Sophia. 




10. Black Drawing Chalks

Rock cheio de pegada vindo de Goiás. O BDC, como também é conhecido, faz um som cru e, ao mesmo tempo, dançante, com referências do grunge e do hard rock. Possuem dois discos de estúdio, "Big Deal" e "Life Is A Big Holiday For Us", sendo que o segundo foi eleito pela revista Rolling Stone como o sexto melhor álbum do ano de 2009 produzido no Brasil.

 


BÔNUS

11. Cícero


Até meados do ano passado, ninguém sabia quem era Cícero. Mas depois que o músico disponibilizou gratuitamente seu "Canções de Apartamento" na internet, o artista carioca se transformou em febre nas redes sociais. As composições são simples e belíssimas. Tanto letras quanto arranjos mostram bem a influência de Marcelo Camelo. Recentemente, o músico fechou com a Deck. Ele deixou de ser indie, porque assinou com gravadora, mas continua sendo sensação entre os antenados à cena independente.




Fonte: As bandas que todo indie precisa conhecer (e bem)

12. Vivendo do Ócio (minha sugestão)

A banda baiana formada em 2006 pelos amigos Jajá Cardoso (voz e guitarra) e Luca Bori (baixo) são a sensação do rock de Salvador. Desde 2009 os baianos vem surpreendendo, principalmente depois da estreia nacional na MTV. Com influências de Arctic Monkeys, The Strokes e The Hives, e com o jeitinho brasileiro, eles fazem uma música muito boa de se ouvir. Vale a pena conferir!





Nenhum comentário:

Postar um comentário