quarta-feira, 13 de abril de 2011

A Padronização da Beleza




A moda influencia a vida de milhões de mulheres em todo o mundo. Além de impor um modo de vestir, a moda também impõe um padrão de beleza à sociedade.
As revistas, por exemplo, expoem nas suas capas, modelos altas e magras, maquiadas e como roupas de marcas famosas. A TV e o Cinema exibem atrizes como um símbolo de beleza a ser seguido. Isso, então é reproduzido na sociedade. As mulheres compram a ideia de que para ser bonita, devem ser como as modelos e atrizes famosas. E é ai que vem o problema. Algumas, ou muitas dessas mulheres ficam obsecadas em se tornar esse tipo de mulher.
Param de comer e acabam com transtornos alimentares gravíssimos, como a bulimia e a anorexia.
Geralmente a anorexia é uma consequência da bulimia. A pessoa come, e depois de ingerir o alimento, se sente culpada e com medo de engordar acaba provocando o vômito. E quando isso se torna frequente, chegamos a um outro estágio da doença, a anorexia. A pessoa com anorexia não sente prazer por comer, e além disso, não consegue mais ingerir nada, porque o organismo acabou se acostumando a rejeitar todo o alimento que chega ao estômago. E a consequência disso tudo é a morte. Por não consegurir mais comer acabam morrendo de fome. Essa é uma doença muito grave, e as suas razões são encobertas pelos meios de comunicação.
Não devemos nos influenciar, assim estamos alimentando um tipo de "informação" que aparentemente é ingênua, mas nós acabando reproduzindo-a sem querer, e com isso podemos sofrer graves consequências. Se prestarmos atenção, perceberemos o que esse tipo de notícia tem como objetivo, padronizar a beleza. Não podemos deixar isso acontecer, cada um tem um tipo de beleza diferente, um tipo de corpo diferente, nem todas as mulheres são altas e magras, há mulheres que naturalmente são altas e magras, e há mulheres que são baixinhas e não tão magras mas todas, cada um do seu modo, dão bonitas. Não é preciso mudar a alimentação, ou parar de comer, só para ficar bonita, porque ser magra não é sinônimo de beleza. Temos que nos olhar no espelho e ver as nossas qualidades e não os defeitos. Como diz o ditado, "a beleza está nos olhos de quem vê."
Temos que dizer a sós mesmas e ao mundo:
"A beleza não deve ser padronizada"
Dayane de Oliveira Pacheco

4 comentários:

  1. OI!! Também acho,as mulheres tem que ser o que é não ter vergonha de seu corpo,não enporta se é gorda ou muito magra.

    ResponderExcluir
  2. A padronização da beleza é força do capital.
    o capitalismo mata então, morte ao capitalismo!

    ResponderExcluir