quinta-feira, 5 de maio de 2011

Rede Globo: Manipulando Opiniões


Eu estava vendo o programa Espaço Aberto, da Globo News em que foi debatido sobre a violência das torcidas organizadas dentro e fora dos estádios de futebol no Brasil e no mundo.
O Correspondente da Globo em Londres, Fernando Duarte respondeu a seguinte pergunta "Como você observa da civilizada Londres a selvageria que tivemos aqui na semana passada? (Nessa semana ocorreram brigas com as torcidas organizadas de Vasco e Flamengo, Vila Nova e Goiás, Corinthians e Palmeiras e Grêmio e Internacional) com essas palavras: "O futebol hoje virou um passa-tempo de classe média. (...) Foi registrado, pelo menos no futebol inglês, um aumento de 600% no aumento dos ingressos desde que os clubes se separaram da federação o que ajudou muito a tirar o público da classe trabalhadora, que estatisticamente falando é o que vai brigar na rua. (...) Eu não me surpreendo que haja brigas, de jeito nenhum."
Está mais do que claro o que o jornalista da Globo quis dizer com isso. Ele culpa totalmente a classe trabalhadora das brigas e vandalismos acontecidos dentro e fora dos estádios. Segundo ele, com a classe média sendo a maioria nos estádios as brigas diminuíram muito, porque quanto mais alta a classe, mais civilizadas são as pessoas. Além disso, o apresentador Alexandre Garcia formula a pergunta de uma forma em que dá a entender de que Londres é mais civilizada que o Brasil, porque aqui as brigas nos estádios acontecer com maior frequência, o que ele chamou de "selvageria".
Eles colocam e Europa como se fosse o exemplo de civilização a ser seguida, como se lá não houvessem problemas, a mídia não divulga as crises que acontecem na Europa. Assim os brasileiros acabam comprando a ideia de que a Europa é um continente com uma qualidade de vida muito superior a nossa, sem desigualdade social, sem desemprego, pobreza, crises, crimes...
A rede Globo tem uma grande influência sobre a população, porque as pessoas realmente acreditam que tudo que a Globo diz é verdade, e, além disso, acabam reproduzindo a opinião da Globo como a sua própria. Estão roubando a nossa opinião e se quer, percebemos isso.
A opinião é uma das armas mais importantes que nós possuímos, e estamos deixando que a levem, sem ao menos nos darmos conta.
"O homem nasceu livre, e em todos os lugares ele está acorrentado."
Não deixe que a mídia influencie nas suas opiniões e nas suas escolhas, pense por si próprio e escolha o que você achar que deve, só assim formaremos uma sociedade crítica que não se acomoda diante dos problemas.
Dayane de Oliveira Pacheco

3 comentários:

  1. É exatamente isso, as pessoas assitem e acreditam, nunca procuram saber de outras fontes. E eu odeio quando exaltam outros paises falando que nem se compara ao Brasil e blabla ¬¬

    ResponderExcluir
  2. Pois é, eles colocam principalmente a Europa e os EUA como o centro do mundo

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente ainda temos que aturar uma emissora que apoiava a ditadura em pleno século XXI! É isso mesmo Dayane! Devemos observar melhor o que ouvimos e criarmos opinião, pois é ela quem nos tirará da escuridão!

    ResponderExcluir